Páginas

Desfile da Independência mobiliza centenas de pessoas para a Frei Serafim

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Aconteceu na manhã desta segunda feira (07) o desfilem cívico-militar em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Concentrado na artéria de Teresina, avenida Frei Serafim, o desfile contou com a presença de autoridades civis, militares, além de estudantes e representantes de órgãos de assistência social. O desfile contou com cerca de sete mil e quinhentas pessoas, juntando o efetivo civil e militar e a base para espectadores foi de 15 mil pessoas, segundo o Major Pitombeira, que cuidava da organização dos agrupamentos que abriram o desfile. Cerca de 500 homens espalhados por todo o percurso foram mobilizados para segurança do desfile, além de agentes da STRANS, BPTRAN e outros órgãos de organização de trânsito.

 A ABERTURA DO DESFILE – AGRUPAMENTOS CIVIS

Abriram o desfile desta segunda, os agrupamentos civis das mais diversas ordens da sociedade. Escolas municipais, estaduais, instituição de assistência social, pelotão mirim da Polícia Militar do Piauí (incluindo a cavalaria mirim), banda de músicos da Fundac, grupos de Balé, representantes da Maçonaria – Ordem dos Demoley, e até deficientes físicos e mentais estiveram presentes para prestar homenagem ao dia da Independência do Brasil.

Os escoteiros da União também participaram do desfile, exibindo as práticas e normas aprendidas em seus treinamentos diários. Grupos religiosos, como o da Igreja Adventista do 7° Dia e a LBV também estiveram presentes mostrando suas ações sociais de ajuda a pessoas carentes. Temas voltados para meio ambiente e combate às drogas e ao crime foram bem mostrados pelas escolas que se apresentaram na Avenida Frei Serafim. Bandas como a da Secretaria Municipal de Cultura mostraram talento ao comandar o ritmo da marcha na avenida.
DESFILE DOS AGRUPAMENTOS MILITARES

Abrindo o desfile dos agrupamentos militares, o Exército Brasileiro em seus mais variados pelotões – batalhão de engenharia, missão de paz, grupo médico, ações de guerra, agulhas negras, batalhão de infantaria, etc. Batalhões da Polícia Militar foram aplaudidos peloes espectadores presentes. A PM-PI é a única corporação presente em todos os municípios do estado do Piauí e mostrou seu efetivo humano e mecânico para o combate ao crime. Viaturas antigas foram exibidas como forma de homenagear os serviços prestados pela polícia. Policiais de trânsito e a tropa de elite da Polícia Militar, a RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especiais) também mostrou seu efetivo, com um show de fumaça e formas de treinamento nas motocicletas.

O Corpo de Bombeiros com todo seu aparato mecânico de resgate deu uma noção de como anda o desenvolvimento do batalhão. Exibindo a mais nova aquisição da instituição, a escada de resgate Magirus, vinda sob encomenda da Finlândia, os Bombeiros mostraram estar capacitados para todo e qualquer tipo de resgate. Policias Federal, Ambientas, Civil, Rodoviária, de Turismo e outras exibiram seu efetivo mecânico – viaturas e equipamentos – no desfile. Foi uma bela oportunidade do governo do estado de mostrar as novas viaturas da Polícia Militar entregues recentemente aos batalhões.

AUTORIDADES PRETIGIARAM TODO O DESFILE

No palanque oficial que foi montado em frente ao colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Irmãs), assistiram ao desfile as mais diversas autoridades políticas e militares. Prefeito Silvio Mendes, vice-governador Wilson Martins, Coronel Prado, secretários, deputados, vereadores e demais autoridades compareceram e aplaudiram às apresentações. No momento, aproveitou para falar com a imprensa o secretário da fazenda e pré-candidato ao governo do Piauí, Antonio Neto.
O secretário falou do projeto Pelotão da Educação Fiscal, que é um programa estadual da Secretaria de Fazenda em parceria com a Secretaria de Educação e tem como objetivo principal incentivar a participação do cidadão nas políticas públicas. Os temas abordados este ano pelo programa são a exigência da nota fiscal e o controle orçamentário e trata-se de um processo de transparência. Em resposta aos jornalistas, Antonio Neto falou sobre a sua pré-candidatura e disse se tratar de um projeto de longo prazo e que não é hora de ansiedade por que as definições só irão surgir no final desse ano e no decorrer do próximo. Segundo ele as bases já estão se afunilando em decorrência de um só candidato, e esse é um passo principal para se ganhar a eleição que vem por aí.

MAIS IMAGENS DO DESFILE

1 COMENTE AQUI!:

Rhanna!!! disse...

As fotos ficaram bacanas!!!

Postar um comentário

 
Notícias de Teresina e do Piauí - ZiggZira.com | by TNB ©2010