Páginas

Niède Guidon recebe homenagem por atuação na Fumdham

segunda-feira, 8 de março de 2010

O reconhecimento ao trabalho da pioneira na arqueologia no Brasil e uma das principais referências mundiais no segmento, arqueóloga Niède Guidon, será coroado no próximo dia 8 de março, às 18h30, no Rio Poty Hotel. A diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) receberá o troféu Tejucupapo - Mulher Nordeste VinteUm 2009, da revista Nordeste VinteUm.
A condecoração fará parte da 3ª edição do Ciclo de Debates Nordeste VinteUm, que tem como tema Projeto Nordeste: Infraestrutura para o Desenvolvimento Regional. Entre as discussões da programação, debates sobre o projeto Rota das Emoções-Jeri-Delta-Lençóis e sobre os Royalties do Pré-Sal.
Niède Guidon será a primeira mulher homenageada com o troféu, que é um reconhecimento em vida às vitórias e conquistas de guerreiras nordestinas, por naturalidade ou por opção. O nome da comenda faz referência à Batalha de Tejucupapo, também conhecida como Batalha das Trincheiras, ocorrida em Pernambuco, em 24 de abril de 1646, na qual mulheres de um lugarejo, hoje município de Goiana, armadas de utensílios agrícolas e armas leves expulsaram invasores holandeses.
A edição de fevereiro da revista traz uma entrevista com a arqueóloga franco-brasileira, reconhecida internacionalmente por sua atuação na preservação do patrimônio cultural e natural do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. O periódico destaca seu feito em descobrir que o homem já habitava a América há pelo menos 100 mil anos, contrariando estudos que mostravam o povoamento das Américas há cerca de 15 mil anos.
O governador Wellington Dias estará presente durante a homenagem à pesquisadora, que chegou a ser ridicularizada por estudiosos americanos durante anos, até conseguir comprovar sua teoria.

Governo do Estado do Piauí

0 COMENTE AQUI!:

Postar um comentário

 
Notícias de Teresina e do Piauí - ZiggZira.com | by TNB ©2010