Páginas

Unidades de Saúde da Família de Teresina são informatizadas

terça-feira, 15 de dezembro de 2009



Todas as unidades básicas de saúde da família do município de Teresina serão informatizadas até o início de 2010. A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), adquiriu 70 computadores que começam a ser distribuídos para as unidades que ainda não contam com o equipamento. Do total de 77 postos de saúde da família, 16 já são informatizados.
O coordenador financeiro da FMS, Jalisson Hidd, lembra que a Prefeitura vem realizando um esforço para dotar as unidades básicas de saúde da família de todo o apoio técnico e equipamentos necessários para o seu pleno funcionamento, utilizando-se do que há de mais moderno no sentido de agilizar o atendimento à população.

A gerente de Atenção Básica da FMS, Adriana Valadares, revela que, com a aquisição desses novos equipamentos, a Prefeitura atende a uma demanda no que se refere ao monitoramento das ações da saúde no município a partir das unidades básicas. Para operarem o sistema, servidores estão passando por um processo de treinamento. “O técnico vai à unidade de saúde, instala o equipamento e capacita os profissionais que trabalharão com o novo sistema”, explica.

Segundo ela, a informatização significa uma melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde da família e na qualidade do serviço prestado às comunidades assistidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF). “As unidades poderão imprimir relatórios para avaliação e análise das suas ações na comunidade, em cada área ou microárea de atuação”, acrescenta a gerente.

MODERNIZAÇÃO

“O Sistema de Informação da Atenção Básica, o Siab, será otimizado e serão consolidadas as informações sobre a produção mensal de cada unidade de saúde família”, pontua Adriana Valadares, assinalando que, a partir da instalação do equipamento, todos os procedimentos realizados pela unidade alimentarão o sistema. Esses benefícios também se estendem ao Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), que passará a ser constantemente atualizado.

A medida traz, ainda, agilidade na liberação de recursos para a saúde do município. Todas as informações disponibilizadas pelas unidades de saúde são repassadas à atenção básica que, por sua vez, transmite-as à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde, tudo de forma rápida e eficiente. De posse dessas informações, o Governo Federal libera os recursos necessários para suprir as demandas que a rede básica exige.

“A informatização significa melhoria na atenção à saúde, já que os relatórios produzidos orientam as tomadas de decisões quanto às necessidades locais da população acompanhada”, conclui a gerente da Atenção Básica.

Fonte: prefeitura Municipal de Teresina

0 COMENTE AQUI!:

Postar um comentário

 
Notícias de Teresina e do Piauí - ZiggZira.com | by TNB ©2010