Páginas

Governador anuncia novidades no Festival da Uva

terça-feira, 17 de novembro de 2009


O governador Wellington Dias e a secretária estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, lançaram no início da tarde desta terça-feira, 17, no Palácio de Karnak, o 2º Festival da Uva de São João do Piauí, a ser realizado no período de 3 a 6 de dezembro deste ano. O Festival foi antecipado devido ao início do inverno na região, que geralmente ocorre no mês de janeiro.

Wellington Dias anunciou para o período do festival a inauguração da estrada São João do Piauí-Campo Alegre do Piauí, primeira etapa da rodovia que vai ligar o Vale do Piauí ao Vale do São Francisco fortalecendo a fruticultura e a economia da região. Ele também anunciou a entrada em funcionamento de uma cooperativa formada por fruticultores do Piauí e de outros estados, principalmente Pernambuco, para a produção de frutas no município.

A cooperativa, segundo o governador, é o início do trabalho que vai garantir a irrigação de mais mil hectares em São João do Piauí. Do total da área, a ideia é usar 500 hectares para o plantio de uva e a outra metade com frutas que também já são produzidas no local, como mamão, melão, goiaba, caju, entre outras. “Tudo isso já é resultado do primeiro Festival, realizado no início do ano. São os primeiros frutos”.


Este ano, dentro da programação do Festival, Wellington Dias fará uma visita ao município de Canto do Buriti, a 100 quilômetros de São João do Piauí, onde agricultores já estão produzindo frutas de qualidade, principalmente, melão e manga. “A meta é ampliar o Festival para todos os municípios da região e abrir grandes possibilidades de geração de emprego e renda. Não tenho dúvida de que o Festival será uma grande festa, com grandes negócios”. A secretária Rejane Dias garantiu que a segunda edição do Festival da Uva será melhor do que a primeira e explicou que a antecipação na data foi feita de acordo com os parceiros, para que a promoção não seja prejudicada pelas chuvas. Este ano, a coordenação pretende envolver os alunos das escolas públicas, através de um concurso de redação. Ela destacou que o Festival é resultado do esforço de todos e está ajudando a elevar a autoestima da população de São João do Piauí.
O prefeito de São João do Piauí, Robert Paes Landim, elogiou o governador Wellington Dias por vender uma imagem positiva do Piauí e agradeceu a boa vontade do governo em relação a seu município.
Já o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Claudomir Vieira, o Neguinho, o Festival da Uva expressa a importância da agricultura familiar, que durante muito tempo foi marginalizada no Piauí. “O governo mostra que o povo do Piauí é trabalhador e é capaz, basta apenas a oportunidade”.
A apresentação do Festival foi feita pelo coordenador de Comunicação, Wellington Soares. Ele disse que entre as atividades do evento estão programadas oficinas, palestras, visitas técnicas e dia de campo no Assentamento Marrecas, onde fica o plantio de uva de São João do Piauí. Haverá também shows em dois palcos instalados em praça pública, um circuito de Jet-Ski e atividades esportivas no balneário da Barragem do Jenipapo.
Na parte de fruticultura, serão ministradas oficinas para capacitar os agricultores para o beneficiamento dos produtos da agricultura familiar, permitindo uma maior geração de renda.

Fonte: CCOM


0 COMENTE AQUI!:

Postar um comentário

 
Notícias de Teresina e do Piauí - ZiggZira.com | by TNB ©2010