Páginas

Secrataria de Saúde define novas medidas contra a Gripe A

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Após a morte de um professor com suspeitas de contaminação com o vírus H1N1 no último domingo (13), membros da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) juntamente com o secretário de saúde Assis Carvalho, o Hospital Natan Portela, Vigilância Sanitária e o Laboratório Central (Lacen) se reuniram na manhã desta segunda feira (14) para debater medidas que venham a prevenir o surgimento de novos casos no estado e intensificar o tratamento dos casos suspeitos. Em entrevista coletiva após a reunião, Assis Carvalho citou o aumento do surto dos casos de pacientes com Influenza A, que antes era de 23 casos confirmados e pulou para 99 casos, sendo que 66 estão presentes em uma mesma área do estado.
MEDIDAS ACERTADAS NA REUNIÃO
O novo plano firmado na reunião prevê uma maior capacitação em todas as macro-regionais do estado através do Hospital Natan Portela, um reforço significativo do comitê, que inclui a incorporação dos hospitais da rede privada de saúde, que ainda não tinham participação efetiva nas atividades da secretaria. Segundo Assis, ficou decidido que serão criados comitês de combate e tratamento da Gripe A por cidade, abrangendo as macro-regionais, mobilização de membros da igreja e do Ministério Público local. O secretário também citou que será criado um número 0800 de auxílio às pessoas que venham a ter sintomas e queiram saber mais informações de como iniciar o tratamento, capacitação de profissionais da saúde. Com relação aos casos de pessoas em estado de observação, o secretário disse que a maioria já foi tratada, inclusive sendo curados.
A MORTE DE UM CASO SUSPEITO
O caso da morte de um professor no último domingo, gerou preocupação da secretaria pois trata-se de um caso suspeito da Gripe A. Segundo Assis Carvalho os sintomas apresentados pela vítima tem-se uma possibilidade de ser constatada a presença do vírus, porém a confirmação de tal caso só será devidamente publicada mediante a presença dos exames laboratoriais que serão feitos com o material coletado pelo IML. A família da vítima e os mais próximos também estão sendo monitorados pela Sesapi e já estão recebendo desde ontem o medicamento para evitar uma possível contaminação.
Os alunos do professor que faleceu também estarão em estado de observação para evitar que qualquer tipo de contaminação seja disseminado entre eles.
A CAPACIDADE DO ESTADO DE ATENDER AOS CASOS CONFIRMADOS
Assis Carvalho disse que o estado tem capacidade suficiente para atender os tratamentos de pessoas com o novo vírus. Segundo o secretário são 2.100 tratamentos, ou seja, mais de 21 mil comprimidos para distribuir entre as pessoas que possuam o vírus. Ao falar da capacidade de atender os casos confirmados, o secretário afirmou que por se tratar de uma rede (SUS), e as mobilizações dos hospitais da rede privada, municípios e estado em geral para atender os possíveis casos que ainda venham a surgir neste período.
Informações sobre tratamento e prevenção são disponibilizadas no site do ministério da saúde (http://portal.saude.gov.br) e em CDs com palestras distribuídos pela Sesapi. O quadro atual de casos confirmados no Piauí se encontra em 99 que já estão sendo tratados pelos órgãos de saúde. Um caso foi confirmado na cidade de Timon, fato que leva a secretaria a mobilizar que a estrutura de saúde da cidade se mobilize para atender casos do tipo.

0 COMENTE AQUI!:

Postar um comentário

 
Notícias de Teresina e do Piauí - ZiggZira.com | by TNB ©2010